domingo, 27 de março de 2011

Festival de Música Projeto Nossa Terra Nossa Cultura 2011


Capela do Alto Alegre realiza última etapa do Festival de música Projeto Nossa Terra Nossa Cultura 2011


A terceira edição do Tradicional Festival de Música Popular do Projeto Nossa Terra Nossa Cultura encerrou neste sábado dia 19, com muitas apresentações culturais, na sede do município.

Esse projeto iniciou em 2009 na gestão do prefeito “Dr. Nei”, com o objetivo com o objetivo de divulgar, incentivar e descobrir novos talentos local, além de levar ao interior do município mais entretenimento nos finais de semana. Esse projeto já se consolidou no calendário de eventos do município envolvendo toda população, desde a zona rural até a sede, nesse ano foram 09 encontros, sempre aos domingos nos povoados, o encerramento desta etapa aconteceu, no dia 19 de março, data comemorativa aos 26 anos de emancipação política do município. Neste dia também aconteceu o III festival de música popular com a participação de quase 40 artistas.

O Projeto Nossa Terra Nossa Cultura 2011 começou pela comunidade de Cajueiro no segundo domingo do ano com muitas manifestações culturais e apresentação de violeiros do município entre outras manifestações culturais, como samba, causos, dança e aboiadores.

As atividades no sábado começaram com os aboios de Zé de Zenane, seguindo dos sambas brasileiros apresentador pelo grupo Cavaquinhos de Ouro e Neguinho e Nicanor Machado, encerrando com as apresentações das músicas populares em todos os estilos. 

Esse ano também houve varias alterações na realização do projeto, uma delas foi com relação ao prêmio, nas duas primeiras etapas, havia uma disputa para seleção dos melhores, em que eram premiados do 1º ao 3º lugar, esse ano toda premiação foi rateada entre os artistas que cumpriram o regulamento.Essa premiação triplicou valores passado, prova essa da importância e crescimento do projeto.


Podemos destacar ainda, a participação de jovens que participaram pela primeira vez desse Projeto, frutos de um outro projeto que visa estimular e qualificar esses jovens para o mercado da música, O Projeto Capacita Tom, adquirido através de um edital em 2010 (Microprojetos de Cultura). Foram mais de 80 Jovens inscritos.

A expectativa para o próximo ano será a ampliação do projeto começando no segundo domingo de janeiro com o termino no dia 17 de abril, quando o município completará cem anos desde a sua primeira casa, onde surgiu o povoado e que em 1985 foi emancipado do município de Riachão do Jacuípe. 

Para Nei, este projeto se insere no contexto identificado pela pesquisa científica que entende a cultura local como elemento fundamental do desenvolvimento endógeno. “Esta é sua essência, a valorização da cultura de Capela do Alto Alegre como forma de inserir os agentes culturais no processo de desenvolvimento local e em contrapartida, de forma dialética, agir positivamente através da cultura nas dinâmicas desenvolvimentistas do Município, dando aos cidadãos e cidadãs locais a possibilidade de experimentar suas identidades através das manifestações culturais” afirmou o prefeito demonstrando conhecimento da importância da valorização da cultura.

Ainda de acordo com o prefeito, o município é rico em artistas e alguns deles já conseguiram projeção, a exemplo de Clóvis e Helena, que são músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia e Leandro Costa, que no mundo da música é conhecido por Leo, que há sete anos é o tecladista da banda Chicana. “Este projeto é uma das atividades de valorização dos artistas locais. Relatou o Prefeito em entrevista ao Calila.




Veja  as fotos de todas as etapas. Clique nos álbuns do lado direito de sua pag.
Acesse:
OU CLIQUE AQUI


Nenhum comentário: