PROJETOS




O projeto Nossa Terra Nossa Cultura Inicia neste Domingo dia 22 de Janeiro e se estenderá até dia 17 de Abril de 2012, com o encerramento na sede do município comemorando 100 anos de Capela do Alto Alegre. 
Está de volta a maior festa cultural do município. Festival de musica Popular é o Projeto Nossa Terra Nossa Cultura, levando o que há de melhor da nossa cultura aos nossos povoados. E em 2012 na sua 4ª Edição, iniciaremos pelo povoado de lagoa das flores dia 22 de janeiro, com muitas manifestações culturais, onde teremos apresentação de todos os violeiros do município e ainda outras demonstrações da cultura local, como samba, dança, aboiadores causos, e muito mais. Com inicio pontualmente às 17:00 horas da tarde. 

Seja você também parceiro deste projeto, vamos domingo dia 22 de janeiro ao Povoado de Lagoa das Flores incentivar e apoiar a produção cultural do nosso município, dançar, apreciar a música regional, conhecer o artesanato local e saborear a comida e bebida típica da nossa região.



CINE CLUBE ALTO ALEGRE



Capela.... Está de volta a maior festa cultural do município. Festival de musica Popular é o Projeto Nossa Terra Nossa Cultura, leva o que há de melhor da nossa cultura aos nossos povoados. E em 2011 na sua 3ª Edição, iniciaremos pelo povoado de LAGOA DAS FLORES dia 09 de janeiro de 2011, com muitas manifestações culturais, onde teremos apresentação de todos os violeiros do município e ainda outras demonstrações da cultura local, como samba, dança, aboiadores causos, e muito mais. Com inicio pontualmente às quatro horas da tarde.

Seja você também parceiro deste projeto, vamos domingo dia 09 de janeiro de 2011 ao Povoado de Cajueiro incentivar e apoiar a produção cultural do nosso município, dançar, apreciar a música regional, conhecer o artesanato local e saborear a comida e bebida típica da nossa região.

PROJETO NOSSA TERRA NOSSA CULTURA

O Projeto Nossa Terra Nossa Cultura se insere no contexto identificado pela pesquisa científica que entende a cultura local como elemento fundamental do desenvolvimento endógeno. Esta é sua essência, a valorização da cultura de Capela do Alto Alegre como forma de inserir os agentes culturais no processo de desenvolvimento local e em contrapartida, de forma dialética, agir positivamente através da cultura nas dinâmicas desenvolvimentistas do Município, dando aos cidadãos e cidadãs locais a possibilidade de experimentar suas identidades através das manifestações culturais.

De um modo geral se tornará um importante espaço de divulgação, valorização e promoção da cultura do Município, trazendo os principais artistas e as mais vivas expressões da cultura local para o conhecimento das novas gerações. Com este espaço o resgate das identidades locais, das tradições culturais, a reflexão sobre o espaço vivido, a promoção do lazer, a aproximação das novas gerações com uma parte esquecida e quase extinta da cultura municipal/territorial/regional, e a valorização do que é verdadeiramente local em detrimento da cultura de mercado, serão objetivos naturalmente alcançados.

Nesta terceira edição que acontecerá a partir de Janeiro de 2011, buscaremos através da música e outras linguagens culturais propor um encontro da musicalidade municipal em diálogo com a identidade cultural das comunidades de onde estas nascem e se reproduzem. Dessa forma, o convite aos artistas é feito pensando na necessidade de fortalecimento da música municipal que não encontra espaço nos processos midiáticos dominados pela grande indústria de consumo cultural.

Mesmo após ser executado no primeiro ano, 2009, ainda continuará sendo um projeto. O sonho dos idealizadores em ver o mesmo crescer, abraçando todas as vertentes que coabitam a essência das manifestações culturais de Capela do Alto Alegre e região está ainda em ascensão. Para tanto, um primeiro passo precisava ter sido dado. Como a criança para andar precisa primeiro engatinhar, o festival Nossa Terra Nossa Cultura no primeiro ano marcou no solo árido o crivo de mãos e joelhos que se esforçaram para engatinhar em busca de ver e ser visto pelo mundo.

Um projeto que se destina a resgatar a evolução da vida, o desenvolvimento com valores e identidades locais, diante do contexto exposto nesta introdução por si mesmo já se justifica, já traz evidências que justificam sua implantação e desenvolvimento


PROJETO ARTE PELA EDUCAÇÃO




   O Projeto Arte pela Educação que visa transformar o ensino público nos 10 municípios do Território da Bacia do Jacuípe que se preocupa com uma educação de qualidade, teve como seu 7º encontro o nosso município.

 Os Arte Educadores demonstraram que o ensino/aprendizagem podem acontecer sem uso de métodos tradicionalistas, o que torna o ensino mais prazeroso dentro e fora da sala de aula. Foi com esse pensamento que mais de 200 professores da rede pública municipal participaram das oficinas, palestras e apresentações visando levar um pouco dos conhecimentos adquirido para suas respectivas escolas.

 Em parceria com a Prefeitura e Secretaria  Municipal de Educação e Cultura o 7º Encontro foi realizado dias 25 e 26 de outubro de 2010 onde na oportunidade o Prefeito Dr. Nei assinou o termo de compromisso, garantindo implantar esse projeto em  todas as escolas do município.  






CINECLUB


Entre os 14  municpio na Bahia que foram contemplados , Capela do Alto Alegre recebeu no último dia 30 de julho o kit  com os  materiais para o CINECLUB.


Após a conclusão satisfatória na oficina de capacitação, os cines abaixo estão habilitados a receberem o kit de equipamentos, Dvds da programadora Brasil para que possam iniciar sua atividades. Acreditamos que alguns de vocês já devam ter recebido os kits, porém como apenas nesse momento recebemos o relatório atualização de entregas da transportadora, só agora pudemos remeter esse comunicado.
Os equipamentos estão sendo entregues no local indicado pelas instituições e municípios contemplados, como "Local de exibição". Tal medida foi adotada para evitar que os cines tenham que arcar com custos de transporte dos equipamentos, caso o local de exibição não seja o mesmo que o endereço da sede do instituição / município contemplado.
Pedimos a todos que executem uma minuciosa averiguação nos equipamentos, para caso haja algum problema como os mesmo, possamos resolver o quanto antes com a assessoria técnica e/ou transportadora.
Após a chegada dos equipamentos os cines deverão ser comunicar com o(a) monitor(a) da oficina qual participou.
Seguem abaixo os prazos.

Para os cines abaixo relacionados os equipamentos iniciaram as entregas em 30.06 e o prazo de chegada vai até 15.07:

Instituição contemplada Local de exibição Município UF 


Prefeitura Municipal de Igaporã Auditório Municipal Professora Olver Vieira Igaporã BA
Município de Muquém de São Francisco Associação de Pais e Mestres do Colégio Municipal Antônio Carlos Magalhães Muquém do São Francsco BA
Município de Aratuípe Prefeitura Municipal de Aratuípe Aratuípe BA
Município de Abaíra PREFEITURA MUNICIPAL DE ABAÍRA/ CENTRO COMUNITÁRIO DE ABAÍRA Abaíra BA
Município de Santa Bárbara Auditório Almerinda da Silva – Anexo do Centro de Saúde Santa Bárbara BA
Prefeitura Municipal de Capela do Alto Alegre Centro Comunitário Capela do Alto Alegre BA
Município de Ibititá Biblioteca Municipal Manoel Novais Ibititá BA
Município de Brotas de Macaúbas Instituto Zequinha Barreto - Formação, Pesquisas e Assessoria Brotas de Macaúbas BA
Prefeitura Municipal de Saubará Escola Municipal Professor Caio de Moura Requião Saubara BA
Prefeitura Municipal de Cordeiros Clube Social Tercílio Figueiredo Cordeiros BA
Município de Andaraí Centro Cultural Chic Chic de Igatu Andaraí BA
Prefeitura Municipal de Guajeru Colégio Estadual Oriovaldo Santos Araújo Guajeru BA
Município de Abaré Associação de Rádio Difusão Cultural e Recreativo de Abaré Abaré BA
Prefeitura Municipal de Mascote Prefeitura Municipal de Mascote Mascote BA

Fonte:Anderson Moreira
Produção de Editais
Cine Mais Cultura

 Quer saber mais clique aqui www.cinemaiscultura.org.br

O Governo Municipal através do Departamento de Cultura em parceria com todas os setores governamentais e a sociedade civil organizada, o CINE ALTO ALEGRE funcionará no Centro Comunitário Rural,  tornando-se um espaço de exibição  de obras audiovisuais nacional ou estrangeiro diversificado e realização de atividades correlatas, palestras, tais como palestras, cursos, conferências e debates acerca da linguagem audiovisual.
  
Coordenação: Departamento de Cultura


PROJETO CAPACITA TOM


Iniciaram nos dias 02 e 03 de agosto, as primeiras oficinas de violão do Projeto Capacita Tom, com a presença de um grande número de alunos que demonstram força de vontade. para os instrutores será uma longa jornada com uma grande quantidade de alunos que ainda estão começando.

"A ansiedade será a maior inimiga diz Erivan Lima Instrutor, não é fácil tocar violão e a ansiedade fará com que muitos desistam, só chegará ao final aqueles que sabem o quer".

Esperamos que não seja mais um momento de euforia dos participantes o chamado "fogo de palha".

No entanto as primeiras 05 oficinas foram bem participativas, de interação alunos com os Instrutor, os primeiros passos já começaram a ser executados.

São 89 jovens fora das ruas, bares, e outros, que vão em busca de um sonho, de algo que lhe proporcionem prazer, onde se trabalha com leitura, humildade, concentração, alegria, etc.

Vamos apostar nesse tipo de projeto que assim conseguiremos fazer um mundo melhor, um mundo de inclusão social, onde todos possam escrever um futuro melhor!