terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comemoração ao Dia da Consciência Negra em Capela



O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra em nosso município procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). E esse ano abordamos o tema Africa Bahia onde homenagearemos algumas figuras marcantes que sempre se destaca quando nós lembramos da luta pela liberdade.

Capela Afro, grupo esse liderado pela Profª Hellen Lopes e Profª Irleide Almeida organiza o 2º evento desse gênero em nossa cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal arcando com eventuais despesas, as Escolas Municipais principalmente a Escola Manoel Geraldo Carneiro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e apoio do Departamento de Cultura.

A programação é bastante diversificada onde teremos palestras, apresentações em homenagem a negros importantes para a história desse país, os oxirás, as dança, músicas, grupos de capoeira e encerrando com o desfile da Belaza Negra. O evento é de Caráter educativo, visando principalmente a comunidade negras, procura-se evitar o desenvolvimento do auto-visa ainda diminuir o preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas relacionado com essa data como: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.serão debatidos nas escolas municipais e a cuminância desse projeto ganhará evidências neste dia: 

O dia é celebrado desde a década de 1960 no país, embora só venha sendo realizado em nosso município  nos últimos anos.

Nenhum comentário: