terça-feira, 3 de julho de 2012

Projetos Calendárizados

Publicação: 01/06/12 | 16H06 - Última Atualização: 15/06/12 | 14H06

Para quê?

Apoio a propostas de eventos culturais calendarizados com execução no exercício de 2012, visando incentivar a realização de projetos e atividades culturais regular e periodicamente promovidos no Estado da Bahia.

Quem pode?

Pessoas Físicas, maiores de 18 (dezoito) anos; ou

Pessoas Jurídicas de Direito Privado que tenham por objeto o exercício de atividades na área cultural.

Até quando?
Apresentação de propostas em meio físico (via Sedex ou similar com registro)13/07/2012
(ultima data válida para postagem)*
Análise préviaAté 15 dias após recebimento da proposta
Recebimento de recurso da análise préviaAté 05 dias após recebimento do comunicado referente à Análise Prévia
Resultado de avaliação de pré-seleçãoAté 30 dias após Análise Prévia
Recebimento de recurso de pré-seleçãoAté 05 dias após recebimento do comunicado referente à pré-seleção
Entrega da proposta ajustada para homologação da seleção e documentos obrigatórios para assinatura de TACAté 15 dias após recebimento de comunicado solicitando ajustes e documentação

* IMPORTANTE: A proposta deve ser inscrita com pelo menos 75 (setenta e cinco) dias de antecedência da data prevista para o início da execução.

Metas para a Cultura até o ano de 2020

Publicação: 28/06/12 | 12H06 - Última Atualização: 28/06/12 | 12H06

Com o objetivo de traduzir as 53 metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) para a sociedade brasileira, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), produziu uma publicação sobre o tema de forma didática e lúdica.

Neste trabalho, as metas são apresentadas com textos sintéticos e imagens que contribuem para sua compreensão.

Aprovadas em dezembro do ano passado, as metas foram construídas de forma coletiva, envolvendo a sociedade civil e todas as unidades do Sistema MinC.

O lançamento da publicação representa um importante passo na consolidação do Plano Nacional de Cultura. O material será disponibilizado em formato impresso e também em formato digital, para download no site do MinC.

Envio de exemplares

Para que a publicação atinja seus objetivos, serão enviados exemplares a todos os estados e municípios do país, aos conselhos de cultura, universidades, pontões de cultura e aos parlamentares das comissões e frentes de cultura do Senado Federal, da Câmara dos Deputados e das Assembleias Legislativas.

Ao tornar públicas cada uma das 53 metas, o MinC pretende estimular gestores públicos estaduais, municipais e do Distrito Federal; cidadãos; artistas; representantes de culturas tradicionais e populares; produtores e consumidores da cultura; para que possam se reconhecer nas metas e saber como contribuir com cada uma delas.

O PNC foi escrito por milhares de mãos, por meio de diferentes instâncias e espaços de experimentação e participação. É um plano que reflete o esforço coletivo para assegurar o total exercício dos direitos culturais dos brasileiros e das brasileiras de todas as situações econômicas, localizações, origens étnicas e faixas etárias.

Dimensões

O Plano se estrutura em três dimensões complementares: a cultura como expressão simbólica; como direito de cidadania; e como campo potencial para o desenvolvimento econômico com sustentabilidade. Essas dimensões, por sua vez, desdobram-se nas metas.

As metas do PNC deverão ser cumpridas até 2020 e concretizam as demandas expressas nas 275 ações do Plano, as quais representam os anseios de milhares de brasileiros e brasileiras, reunidos em múltiplas conferências e fóruns realizados por todo o país desde 2003.

O alcance dessas metas depende da apropriação federativa, ou seja, da participação dos estados e municípios, que devem também criar seus planos de cultura e dar concretude ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Mais informações: pnc@cultura.gov.br ou (61) 2024-2026
(Texto: Rosiene Assunção e SPC/MinC)