terça-feira, 18 de outubro de 2011

Editais para museus e pontos de memória estão com inscrições abertas

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta aos gestores municipais que estão abertos os editais de pontos de memória e o de modernização de museus. As duas seleções fazem parte do Programa de Fomento aos Museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).


O edital de pontos de memória tem como objetivo reconhecer iniciativa de práticas e ações dedicadas à memória social. O Prêmio Pontos de Memória é direcionado à grupos étnicos-culturais, como indígenas, afro-descedentes, ciganos, ribeirinhos, quilombolas, comunidades rurais, também comunidades brasileiras no exterior, entres outros.

O Edital de Modernização de Museus vai selecionar cinquenta iniciativas voltadas à cultura, memória e patrimônio, tendo como intuito fomentar os processos sociais e culturais nacionais, com prêmios que podem chegar à R$ 50 mil.

A CNM incentiva os Municípios a participarem do programa, por ser uma oportunidade de estimular a percepção do valor que os museus representam, como um dos fatores de desenvolvimento e resgate e preservação da história e cultura local. 

Os Municípios podem obter mais informações sobre as seleções em andamento através do site do Instituto Brasileiro de Museus, no link “Prêmios, Editais e concursos”.

Nenhum comentário: