terça-feira, 13 de julho de 2010

FESTAS DE CAVALGADA

Cavalgada é uma das mais tradicional festa de Vaqueiros e Fazendeiros do nosso município. Realizada anualmente na maioria dos povoados, ela se destaca principalmente nos povoados de, Campo Alegre,  Baixa do Cedro, Capelinha e Vargem Queimada.

É uma das tradições que buscar o regaste e a valorização de de quem tanto faz pelo desenvolvimento não só de Capela, mas de todo Brasil. "Os Vaqueiros do Sertão Nordestino, região de clima semi-árido e que tem como vegetação a caatinga, enfrenta sérios desafios na vida com o gado, sendo para isso o uso de indumentária própria feita de couro, composta por Perneira (calça), Gibão (Jaqueta), Chapéu(de couro), Peitoral (Avental), Luvas e Botas. O Vaqueiro que cuida do seu próprio rebanho, porém o mais comum, é que o mesmo seja empregado de uma fazenda onde vive como "morador".Este evento também é conhecido popularmente como "Festa de apartação".
Uma das características do Vaqueiro é que, além de ser um homem muito trabalhador, também tem que ser um homem destemido na luta com os animais. Muitas vezes, para arrebanhar o gado, é necessário amarrar a rês desgarrada ou prender algum dos animais que estejam postos à venda, sendo necessário, para isto, a "pega do boi na caatinga" utilizando apenas o cavalo e usando a indumentária acima citada. Estando montado a cavalo, ao encontrar a rês desgarrada, corre atrás desta por entre a vegetação da caatinga e puxando o boi pelo rabo (cauda) o derruba ao solo e rapidamente o amarra. Após "arreiar o boi" (por arreios) com uma careta (peça feita de couro colocada na frente a cabeça da rês para só permitir que a mesma enxergue com a visão lateral), uma peia (amarrar uma corda unindo uma pata dianteira à pata traseira do mesmo lado impedindo passadas largas) e colocando um cambão (tora comprida de madeira medindo aproximadamente 1,5m de comprimento e 15 cm de diâmetro que, ao ser amarrada no pescoço se posiciona entre as patas dianteiras) impedindo que o boi possa correr e o leva para o curral da fazenda. Esta prática expõe os vaqueiros a muitos acidentes na lida com o gado. Da "Pega de boi na caatinga" é que se originou o Esporte Vaqueijada ou Vaquejada, onde hoje, não só os vaqueiros propriamente ditos, como também vaqueiros esportistas o praticam em arenas apropriadas".

O encontro de Vaqueiros e Fazendeiros acontece em uma fazenda proxima que sai todos em passeata em seus cavalos até o local da festa onde acontece apresentações de aboiadores, entre eles se destacam em nossa região, Zé de Zenane do Povoado de Capelinha, Marinho, Galego Aboiador, Bui e Deraldo, Zezinho Aboiador, etc. premiação para vaqueiros mais velho, mais novo, mais distante, melhor traje, entre outros, além  da coroação de rainha e princesa, posse  do novo presidente e troca de bandeira.

Em alguns povoados incluem-se ainda, disputa de  argolinha e arranca rabo, para incrementar ainda mais atrativos para os amantes do " cavalo", e para fechar a festa com "chave de ouro", show com as bandas de forró, Música sertaneja e músicas de vaqueiros, vai até altas horas da madrugadas. Podemos citar entre elas algumas que já conseguiram destaques e são da nossa região como: Wesley e Ygor, 100 Parea, Sela de Couro, Bui e Deraldo, Juka dos Teclados etc. 

As festas de CAVALGADA como todas as festas vaqueiros e fazendeiros além de ser uma forma de lazer para o município e região, movimenta temporariamente a economia do município, em alguns setores como, comércio de bebidas, grupos artísticos, lojas de calçados e roupas, casa do campo etc. 

Nenhum comentário: