quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Dia da Consciência Negra é Comemorado em Capela

O Dia Nacional da Consciência Negra é Comemorado em Capela com grande sucesso de publico e participação da população.
A Beleza Negra 2011-Alana Almeida
Cerca de 2 mil pessoas visitaram e participaram da programação do evento Africa Bahia em homenagem aos negros. A programação foi bastante diversificada onde tivemos: palestras, apresentações em homenagem a negros importantes para a história desse país, os oxirás, as dança, músicas, grupos de capoeira, e encerrando com o desfile da Belaza Negra, que foi bastante prestigiado, com o Clube lotado de adolescentes, crianças Jovens e adultos, que fizeram sua torcida valer.

A realização dos Professores de Artes da Escola Municipal Manoel Geraldo Carneiro, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal através do Departamento de Cultura e Sec. de Educação e Cultura, além de parceiros comerciantes da cidade.

Participaram do desfile 15 jovens, usando trajes diferentes.

Marcelo Lima
Na categoria feminino foram classificados:
1º Lugar -Alana Almeida
2º Lugar -Ana Caroline Araújo
3º Lugar-Jersiane Almeida
Na categoria Masculino foram Classificados:
1º Lugar – Marcelo Lima
2º Lugar – Alex Sandro Alves de Matos
3º Lugar – Michel dos Reis

Outras Apresentações que também fizeram parte da comemoração:

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Capela terá apoio para artesanal a partir do barro



Capela do Alto Alegre consolida-se na Bacia do Jacuípe mediante seu o modelo de governança, onde governo municipal, órgãos de governo federal, território de identidade e sociedade civil.

Com este modelo de gestão, quem ganha é a sociedade capelense e como resultado desta parceria, a comunidade da Conceição terá sua centenária produção artesanal fomentada, capacitada e organizada enquanto empreendimento econômico solidário.

O Projeto é resultado de articulação entre prefeitura municipal (suporte técnico e aporte financeiro), UNA (gestão e articulação do grupo de produção) e SETRE/Governo da Bahia (aporte financeiro). 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Usinas Culturais

MinC divulga habilitados para o programa. Municípios se reúnem em Brasilia no dia 24


Foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 21 de novembro, a Portaria nº 777, que torna público o Manual de Instruções para Conveniamento e Execução do Programa Usinas Culturais e a lista de municípios que tiveram projetos habilitados para participar do programa. Após a publicação da portaria no DOU, assinada pelo secretário-executivo Vitor Ortiz, o manual já está disponível na página do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br/usinas/).

Aprovada a Lei Orgânica da Cultura da Bahia

“A cultura sofre porque tem políticas instáveis”, diz Albino Rubim.
Bancada de governo e da oposição indicaram a votação a favor pelo projeto.

Foi aprovada por unanimidade na tarde desta terça-feira (22) a Lei Orgânica da Cultura, que tem como um dos destaques, a implantação do Sistema Nacional de Cultura além da regulamentação do Plano Estadual de Cultura. “A cultura sofre porque tem políticas instáveis. Com o plano, teremos a previsão de políticas para 10 anos e isso ajuda bastante a criadores e para a sociedade em modo geral”, explica o secretário de cultura do estado da Bahia, Albino Rubim. Representantes da bancada de governo e da oposição indicaram a votação a favor pelo projeto.

O secretário explicou que para o desenvolvimento da cultura é necessário que a União, o Estado e os municípios interajam entre si para poder fomentar a atividade. “Com o sistema de Cultura, teremos como facilitação de tramitação de recursos, assim como acontece com outras secretarias, como a saúde”, diz.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Erivan Lima em Capela do Alto Alegre

Sexta-feira dia 25 de Novembro o Cantor e Compositor Erivan Lima se apresenta no Kiosk Quilombo em Capela do Alto Alegre, apresentará em seu repertório canções do seu novo álbum e canções inéditas, o Show começa as 21:15 e a entrada é gratuita. 

1ª Oficina de Redação realizada pelo GT de Comunicação da Bacia do Jacuípe


O Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação do Território da Bacia do Jacuípe realizou uma oficina de Web Write (redação para internet), com o objetivo de aperfeiçoar os comunicadores donos de sites, blogs e outros meios de comunicação digital existentes nas 14 cidades pertencentes ao território. O evento foi realizado no Salão Paroquial, na cidade de Mairi, neste domingo (20). A oficina foi ministrada pelo jornalista Lindomar Assis, correspondente do Portal Terra em Salvador.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

OFICINA DE WB WRITE (REDAÇÃO PARA INTERNET)

GT de Comunicação realizará Oficina de Web Write em Mairi 

O grupo de Trabalho de Comunicação do território de Identidade da Bacia do Jacuípe estará realizando no próximo dia 20 de Novembro uma oficina de Web Write (redação para internet). A oficina tem como objetivo aperfeiçoar os comunicadores donos de sites, blogs e outros meios de comunicação digital existentes nas 14 cidades pertencente a este território.

O Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação da Bacia do Jacuípe foi criado em 22 de agosto de 2011, tem como principal objetivo melhoria na área de comunicação do território, através de capacitações, discussões, entre outros meios de melhoramento, além de buscar a auto sustentabilidade dos meios de comunicação existentes.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

III Encontro de Fanfarras de Mairi



O III Encontro de Fanfarras de Mairi aconteceu na tarde da última terça-feira, dia 15 de novembro de 2011, na cidade de Mairi, no feriado da Proclamação da República.
Encontro este, organizado pela FANCEAM - Fanfarra do Colégio Estadual Abelardo Moreira, em comemoração aos seus 09 anos. O evento contou com participações de fanfarras das cidades de Senhor do Bonfim, Várzea da Roça e Tapiramutá.
As Fanfarras se reuniram no Colégio Estadual Abelardo Moreira, em seguida saíram desfilando por várias ruas, passando pela Praça J.J. Seabra e fizeram belíssimas apresentações na Quadra Municipal, próximo a Rodoviária. O público presente aplaudiu todas as fanfarras que se apresentaram. Veja ao vídeo:

A festa foi organizada por Fá Ribeiro, Alex Caetano e Junior Reis, da FACEAM - Fanfarra do Colégio Estadual Abelardo Moreira.

FANCEAM - Fanfarra do Colégio Estadual Abelardo Moreira
FANTAPI - Fanfarra Municipal de Tapiramutá
FAMUQ - Fanfarra Municipal de Quicé de Senhor do Bonfim
BMVR - Banda Marcial de Várzea da Roça
Fonte:agmarrios.blogspot.com

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Projeto da Lei Orgânica de Cultura


Deputados Estaduais votam lei para cultura: 

Projeto da Lei Orgânica de Cultura está na pauta de votação da Assembleia Legislativa do dia 16 de novembro, logo depois do feriado

No próximo dia 16 de novembro, quarta-feira, às 14h, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, os deputados baianos podem decidir pela aprovação da Lei que garante a institucionalização e o desenvolvimento da cultura da Bahia. A Lei Orgânica da Cultura dispõe sobre a Política Estadual de Cultura, buscando criar referências normativas e instrumentos que garantam a organização e o planejamento a longo prazo e de Estado da cultura da Bahia, para além de governos e gestões.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Comemoração ao Dia da Consciência Negra em Capela



O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra em nosso município procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1594). E esse ano abordamos o tema Africa Bahia onde homenagearemos algumas figuras marcantes que sempre se destaca quando nós lembramos da luta pela liberdade.

Capela Afro, grupo esse liderado pela Profª Hellen Lopes e Profª Irleide Almeida organiza o 2º evento desse gênero em nossa cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal arcando com eventuais despesas, as Escolas Municipais principalmente a Escola Manoel Geraldo Carneiro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e apoio do Departamento de Cultura.

A programação é bastante diversificada onde teremos palestras, apresentações em homenagem a negros importantes para a história desse país, os oxirás, as dança, músicas, grupos de capoeira e encerrando com o desfile da Belaza Negra. O evento é de Caráter educativo, visando principalmente a comunidade negras, procura-se evitar o desenvolvimento do auto-visa ainda diminuir o preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.

Outros temas relacionado com essa data como: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.serão debatidos nas escolas municipais e a cuminância desse projeto ganhará evidências neste dia: 

O dia é celebrado desde a década de 1960 no país, embora só venha sendo realizado em nosso município  nos últimos anos.

Festa do Cavalo em São Joaquim-Nova Fátima

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Pontos de Memória


Instituto Brasileiro de Museus lança edital para incentivar ações dedicadas à memória social

O Edital Pontos de Memória, lançado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), vai selecionar e premiar 48 iniciativas de práticas museais, desenvolvidas por grupos, povos e comunidades dentro do país e por comunidades de brasileiros no exterior. A ação tem por objetivo reconhecer as iniciativas desse tipo e de processos dedicados à memória social que se identifiquem com a perspectiva da museologoa social, da diversidade sociocultural e da sustentabilidade. Os investimentos, de R$ 1,5 milhão, provêm do Fundo Nacional de Cultura.

Os interessados em participar do concurso poderão se inscrever até o dia 27 de novembro em duas categorias:Pontos de Memória no Brasil, direcionada a pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza cultural; e Pontos de Memória no Exterior, para pessoas físicas, brasileiras natas ou naturalizadas, maiores de 18 anos. Para a primeira categoria serão oferecidos 45 prêmios de R$ 30 mil e, para a segunda, serão três premiações de R$ 50 mil.

As inscrições deverão ser realizadas por meio do sistema SalicWeb, disponível na página eletrônica do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e também do Ibram (www.museus.gov.br). Os contemplados utilizarão os recursos no desenvolvimento de atividades e projetos relacionados à ampliação e manutenção das ações de memória social existentes, à realização de programações culturais regulares, à elaboração, desenvolvimento e execução de novas ações de memória social, e à ampliação de acesso, educação e formação de público.



Leia mais