quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Copa de 2014 -Câmara Temática se reúne em Salvador

MinC realiza, em Salvador, reunião da Comissão Temática de Cultura, Educação e Ação Social



O Ministério da Cultura está realizando hoje e amanhã (26 e 27), em Salvador, a terceira reunião da Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social do Governo Federal para a Copa de 2014. O encontro, que acontece no Museu Numismático Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, centro histórico da cidade, tem como objetivo a apresentação das diretrizes voltadas para a Educação; a consolidação das propostas para as áreas de Cultura e Ação Social, apresentadas na última reunião; e o relato de experiências locais para a Copa de 2014.

“É uma grande conquista para a Câmara Temática esta reunião acontecer em Salvador. Queremos mais reuniões fora de Brasília, pois possibilita maior transparência do debate público sobre a Copa”, anunciou a Diretora de Educação e Comunicação do MinC e coordenadora da Câmara Temática, Juana Nunes.

Ela informou que a Câmara Temática já se reuniu duas vezes em Brasília, quando foram apresentadas as propostas e diretrizes das ações sociais e culturais a serem desenvolvidas durante os jogos do Mundial de 2014. “Nestes dois dias vamos consolidar essas propostas e apresentar as ações voltadas para a área de educação”, anunciou.

Ney Campello, Secretário de Estado da Copa, agradeceu a presença de todos os representantes das 12 cidades-sede do Mundial e disse que a expectativa é muito grande em relação a essa reunião. “No primeiro ciclo das reuniões sobre a Copa o foco foi as obras de infraestrutura e agora o foco é de geração de legados e esse legado contribuirá muito com o Estado e com o país”, acrescentou.

Na parte da manhã, Leandro Fialho, representante do Ministério da Educação, apresentou as diretrizes para a Educação e disse que há um olhar multidimensional para inserir a educação para além da Copa de 2014. “Queremos, com o Programa Mais Educação, criar uma escola que tenha ambiência e que os alunos gostem de estudar”, comentou o representante do MEC.

Ações consolidadas

Na parte da tarde, a assessora especial da Ministra da Cultura, Morgana Eneile consolidou, em parceria com representantes das cidades-sede da Copa, as diretrizes da Cultura. Foram consolidadas 45 ações em cinco eixos prioritários: promoção de valores éticos, da cidadania, da cultura da paz e da participação social; a promoção da economia criativa, da infraestrutura cultural e a sustentabilidade das ações culturais; a promoção do patrimônio, da memória dos museus e do turismo cultural; a promoção da diversidade das expressões culturais; e a promoção da produção e difusão de conteúdos audiovisuais que valorizem a diversidade cultural brasileira.

Morgana Eneile frisou a importância de, a partir de agora, se iniciar o diálogo com os gestores da área cultural para operacionalizar o planejamento que foi construído até o momento. Depois da validação das propostas os projetos serão encaminhados e avaliados pelo Comitê gestor da copa- GECOPA.

Participantes

Participaram da abertura do evento o secretário Estadual da Copa do Mundo (Secopa), Ney Campello, o gestor do Escritório Municipal da Copa (ECOPA), Leonel Leal, o secretário de Cultura do Estado da Bahia (Secult), Antônio Albino Rubim, o vereador municipal e responsável pelo acompanhamento da Copa na Câmara Municipal, Sandoval Guimarães, o assessor-chefe da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eliezer Cruz, e o assessor especial da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda do Estado, Javier Alfaya.

(Texto: Daiane Timóteo, SPC/MinC)
(Fotos: Divulgação/Prefeitura de Salvador)

Nenhum comentário: